terça, 16 de janeiro de 2018
Seja Bem-vindo ao nosso site!       

Vereadora Elaine Matozinhos discute situação dos Portadores de Doenças Autoimunes

PDF | Imprimir | E-mail

alt

 

 

Em reunião realizada no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, aos 23 de julho de 2013, com profissionais da área da saúde, bem como pacientes e interessados, a Vereadora Elaine Matozinhos discutiu as dificuldades enfrentadas pelos portadores de doenças autoimunes. São doenças que ocorrem quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes, que, presume-se, atingem de 15 a 20% da população.

Os sintomas variam conforme a doença e a localização da resposta imune anormal.

Presentes os profissionais ligados à área, Dr. Jorge Andrade Pinto - Coordenador do Serviço de Imunologia Pediátrica do Hospital das Clínicas/MG, Dr. Gustavo Fusaro - Médico da equipe de Imunologia do Hospital das Clínicas/MG, Dra. Marta Auxiliadora Ferreira Reis - Vice-Presidente da Associação Nacional dos Portadores de Imunodeficiência Primária Congênita, e Danielle Cristine de Moura Bitencourt, paciente portadora da doença Angioedema Hereditário (AEH), o assunto foi criteriosamente discutido, de modo a demonstrar a importância do tema.

Segundo os médicos, na maioria dos casos, as doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. A falta de informação acerca dessas enfermidades pode causar sérias consequências, e até mesmo a morte dos pacientes, o que justifica a preocupação em se proporcionar a divulgação dos sintomas, bem como das informações relativas à essas enfermidades, no intuito de se evitar consequências mais graves.

O encontro despertou o interesse da Parlamentar Municipal para a necessidade de se implantar políticas públicas voltadas à informação e ao esclarecimento acerca do assunto, motivo pelo qual apresentará Projeto de Lei que “Dispõe sobre obrigatoriedade da publicação de informações sobre os sintomas das doenças autoimunes e dá outras providências”.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está online

Nós temos 45 visitantes online

Vídeos de Depoimentos


A Voz do Povo fala sobre


Veja mais depoimentos clicando aqui.

E-mail:
Assunto:
Messagem: