domingo, 17 de dezembro de 2017
Seja Bem-vindo ao nosso site!       

24 DE FEVEFEREIRO E A CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL

PDF | Imprimir | E-mail

alt
Em 24 de fevereiro de 1932 o Brasil foi palco de uma grande conquista para as Mulheres, já que nessa data, após intensa campanha nacional, as mulheres conquistaram o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. O Decreto nº 21.076, foi assinado e sancionado pelo então presidente Getúlio Vargas, fundador do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, o mesmo no qual a Vereadora Elaine Matozinhos tem imprimido sua luta pelos direitos das Mulheres.
Apesar da conquista, o Código Eleitoral Provisório, como ficou conhecido o Decreto 21.076, permitia o voto feminino apenas às mulheres casadas, desde com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras com renda própria. Mas, em 1934 as barreiras foram totalmente eliminadas quando o voto feminino passou a ser direito de toda e qualquer mulher brasileira. Por sua vez, em no ano de 1946, nova alteração na legislação eleitoral, transformou o em obrigatório o voto feminino, transformando um direito em um dever.
 Através da luta de incansáveis feministas e defensores dos direitos das Mulheres hoje podemos decidir quem irá nos representar politicamente, bem como nos candidatar para representar nossa comunidade. Porém e apesar dessa conquista ter sido resultado de tanta luta, continuamos sendo minoria nos espaços de poder público, especialmente nos cargos eletivos do País. Para se ter uma ideia, Belo Horizonte, capital das nossas Minas Gerais, com seus mais de 3 milhões de habitantes elegeu somente uma mulher para o cargo de Vereadora: A Vereadora Elaine Matozinhos.
Perguntada sobre como se sente, a Vereadora destacou que apesar de sentir-ser honrada com a confiança depositada pelo povo belo-horizontino, acredita que nas próximas eleições precisamos apoiar mais mulheres e conclamá-las a se candidatarem e a ocuparem os espaços de poder, especialmente do Poder Legislativo, Por fim, a Vereadora Elaine Matozinhos destacou: “E às mulheres Petebistas, lanço desafio maior!!! Honrar a conquista feminina de direito ao voto proporcionada por nosso patrono e eterno Presidente- Getúlio Vargas, elegendo nossas mulheres para os cargos a que se candidatarem.”.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem está online

Nós temos 66 visitantes online

Vídeos de Depoimentos


A Voz do Povo fala sobre


Veja mais depoimentos clicando aqui.

E-mail:
Assunto:
Messagem: